Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Curso Superior


O curso superior é a preocupação da maioria dos estudantes do ensino médio. O que faremos no resto da nossa vida? Ele é a exigência da maioria das empresas, afinal, as faculdades duram cerca de quatro anos, ou seja, aprendemos todas as teorias e um pouco da prática. A quantidade de profissões está aumentando, por causa do mundo industrializado. Hoje, existem profissões ligadas a computadores, outras para criar desenhos animados. A variedade de profissões é enorme.
A maioria das pessoas preferem cursar a faculdade pública, mas esta é difícil de passar por causa do vestibular. Além dela ser de graça, conta muito mais no currículo do que as particulares. Algumas profissões:

*Administrador de empresas:" Atua em empresas buscando desenvolver e aplicar planejamentos que visem o crescimento da empresa. O administrador deve liderar sua equipe de forma a alcançar os objetivos da empresa. Atua também no gerenciamento dos produtos da empresa, nas áreas de marketing e venda."
*Advogado: " O bacharel em direito pode atuar como advogado na defesa de seus clientes em instâncias trabalhistas, civis ou penais. Neste tipo de atuação deve estudar um processo e desenvolver uma defesa compatível com as leis do país. O profissional também pode dedicar-se a carreira pública (promotor público, juiz de direito, delegado).
*Agrônomo: "Desenvolve e implanta projetos em empresas de agropecuária. Atua no combate de pragas, adubação, projetos de irrigação, conservação do solo e controle de qualidade de produtos agrícolas."
*Arquiteto: "O arquiteto planeja o uso de espaços para fins residenciais, industriais e comerciais. Utiliza de diversos recursos técnicos e artísticos para elaborar um projeto arquitetônico."
*Artista plástico: "Trabalha criando obras de arte (quadros, esculturas, objetos de cerâmicas, instalações artísticas)."
*Biólogo: "O trabalho do biólogo é bem amplo. Atua no desenvolvimento de projetos voltados para a preservação da natureza (animais e plantas). Assessora na implantação de projetos de proteção ambiental e na implatação ISO 14000 nas empresas. Atua na pesquisa científica de instituições públicas e privadas. Trabalha em laboratórios de exames biólogos e patológicos. Muitos biólogos vão para área do magistério (ensino fundamental e médio). Trabalha em parques ecológicos, museus e zoológicos."

Fonte: www.suapesquisa.com/profissoes/

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Curso Técnico

Os cursos técnicos contam muito na hora de conseguir um emprego, afinal é mais um ítem importante no currículo. Além disso, quem faz um curso técnico não precisa necessariamente fazer uma faculdade, pode tentar fazer um concurso público, por exemplo, ou ir diretamente para o mercado de trabalho. No curso técnico você pode fazer algo que gosta, assim o trabalho não será uma tortura, será prazeroso. Mas curso técnico não é o mesmo que emprego garantido, pois como citamos anteriormente as empresas estão cada vez mais exigentes. Há quem faça curso técnico e faculdade, o que ajuda muito na hora de conseguir um emprego, afinal, quanto maior o currículo melhor.
Esse tipo de curso também ajuda a ter uma ideia da profissão que você pretende seguir, uma vez que é mais aceitável desistir no meio de um curso técnico do que de uma faculdade.
Não são todas profissões que possuem um curso técnico, mas há cursos de profissões parecidas, como o curso técnico de medicina e enfermagem; quem quiser fazer medicina, pode ter uma ideia básica do que te espera fazendo um curso técnico de enfermagem.
Concluído apenas o curso técnico, não significa que você está formado para seguir essa profissão. A maior parte das empresas exigem cursos superiores, especializações, PHD.

Mercado de Trabalho e Oportunidades de Emprego


O mercado de trabalho está muito exigente. As empresas querem que os candidatos falem inglês, algumas espanhol também, façam especialização em suas áreas e tenham um currículo extenso. Além das exigências das empresas dificultarem a entrada da população no mercado de trabalho, há pessoas que fazem uma determinada faculdade apenas para ganhar dinheiro. Quando alguém faz uma faculdade que não gosta, o trabalho começa a ser feito sem capricho e é visto como um martírio, uma tortura, o que faz com que mais tarde as pessoas resolvam desistir de sua carreira para fazerem uma faculdade que gostem e assim trabalhar em algo que dá prazer. Mas para que desperdiçar boa parte da vida fazendo algo desagradável? Para ser rico? Não vale a pena.
As oportunidades de emprego diminuíram, afinal, os meios de comunicação de massa fazem várias propagandas de lugares dizendo que estes são lugares ótimos para se viver, promessas falsas, então as pessoas resolvem vir conhecer e acabam ficando por terem gostado do lugar, mas falta emprego para essas pessoas, pois é muita gente para pouco emprego. Assim, mais empresas são montadas para atender toda a população, ou seja, destroem o meio ambiente, só que é um ciclo vicioso, portanto nunca conseguirão atender toda a população, pois esta vai sempre aumentar. Talvez, se os meios de comunicação de massa parassem de fazer propagandas a população não aumentasse tanto.