Powered By Blogger

quinta-feira, 29 de julho de 2010

O Primeiro Emprego


O primeiro emprego é muito importante, pois com ele você aprende mais sobre a sua profissão e a ser humilde, tratando todos do mesmo jeito independente do cargo. É preciso começar lá de baixo, em um cargo pequeno e depois evoluir até chegar onde deseja.

O primeiro emprego pode ser algo que não tenha nada a ver com a sua profissão, mas se tiver melhor, pois assim você pode aprender mais. Lembre-se que você deve tratar todas as pessoas do mesmo jeito, mesmo que algumas sejam suas subordinadas. Ele será importante no seu currículo, pois é ele e as críticas de seu antigo chefe que te ajudarão no segundo emprego, talvez não tenha sido na sua área, mas será importante para saber suas características, se você tem espírito de liderança, por exemplo. A experiência do primeiro emprego é muito importante, assim você começa a carreira e talvez algo que tenha aprendido nesse primeiro emprego te ajudará lá na frente.

Links: http://www.efetividade.net/2007/05/18/primeiro-emprego-5-erros-a-evitar-do-curriculo-a-entrevista/

http://genilsonaraujo.wordpress..com/2009/04/05/construindo-uma-ponte/

http://meuprimeiroemprego.wordpress.com/dicas/

quarta-feira, 21 de julho de 2010

O Que Devo Fazer?


Se você é uma daquelas pessoas que demorou bastante para decidir qual profissão seguir e quando decidiu, alguém lhe disse que essa área do mercado já estava cheia e você resolveu seguir outra profissão. Atenção: você cometeu um grande erro. A maioria das pessoas que fazem o que não gostam deixam de caprichar no trabalho e acabam ficando desempregadas.

Mesmo que o mercado em algumas áreas esteja saturado, você pode se destacar nestas áreas e conseguir um emprego de qualidade. É por causa do mercado saturado que muitas pessoas desistem de fazer o que gostam e vão fazer outros cursos. Mas não vale a pena passar cerca de quatro anos em uma faculdade e o resto da vida trabalhando em algo desagradável. É por isso que pessoas mais velhas desistem de suas carreiras e voltam para a universidade.

Nas áreas saturadas do mercado é difícil conseguir um emprego, mas se você for um ótimo profissional e espalhar o seu currículo, provavelmente conseguirá um emprego de qualidade. Existem muitas áreas no mercado de trabalho que sempre estarão empregando, apesar de haverem muitos formados, como as áreas de alimentação, educação e saúde. É claro que pela quantidade de formados, principalmente na área da saúde, a exigência é maior. Não são apenas essas áreas que estão empregando sempre, além de não devermos desistir do que queremos fazer. Imagine se todos (digo TODOS) desistissem de determinada carreira pela saturação do mercado. Consegue imaginar o caos que, algum tempo mais tarde, geraria? Imagine então se essa área fosse a medicina. Haveria falta de médicos, então. E como ficam as pessoas? Acho que vocês conseguiram entender o ponto "/ .
Também é importante você nunca pensar que assim que sair da universidade conseguirá um bom emprego, é preciso começar lá embaixo e se dedicar até conseguir destaque e conquistar um emprego, ou seja, é preciso muita, muita humildade.
É ótimo que a região sul do Brasil seja bastante rica, porque possibilita a educação, então a mão de obra local e finalmente melhora o atendimento. Então essa concorrência toda em relação ao emprego não é de todo desagradável. A saturação em uma área faz com que hajam melhores profissionais. Sabe qual as usinas que mais contratam por aqui, com destaque ao Paraná? As usinas de álcool e açúcar e de papel e celulose.
Por fim, não desista de fazer o que você gosta, por mais saturado que seja. Algumas pessoas (a maioria) escolhem certas áreas apenas pelo dinheiro que pensam em ganhar, mas a sua vontade de seguir essa carreira junto com sua vocação (talento), trará o seu destaque.
Uma ajudinha pra saber a sua vocação?

terça-feira, 20 de julho de 2010

Indústria

Hoje em dia com a diversidade de profissões, muitos setores da indústria possuem grande número de vagas disponíveis. Se há tantos empregos vagos, mas também tantos desempregados, porque esses não vão atrás destes empregos?
Simples. Responda isso pensando em si mesmo: você passaria quatro anos (em média) em uma faculdade para trabalhar em uma indústria apertando parafusos, colando peças? Claro que não. Também existem muitos desempregados sem instrução, mas você empregaria esse tipo de pessoa? Particularmente, empregaríamos. A indústria também é exigente no nível de educação. Como alguém irá desenvolver-se intelectualmente se mal consegue o sustento? Para isso servem os empregos.
Áreas como medicina, direito, arquitetura, etc., estão saturadas, por outro lado faltam costureiras, garçons, motoristas de ônibus e taxistas, balconistas de loja, faxineiros, esses empregos correm risco de extinção, mas não estão diretamente ligados a indústria. Reparem: diretamente. Se não houvessem motoristas de ônibus, qual seria o sentido de de fabricar os ônibus? Indústria automobilística.
Existem diversos segmentos da indústria e, já que é tão difícil um jovem conseguir emprego enquanto cursa a faculdade, seria interessante trabalhar em alguma área lá embaixo pra começar. É claro que eles precisam também de projetistas, designers, contadores. Mas logo alguns médicos (os jovens desempregados), vão trocar os estetoscópios por papel e caneta ou por chaves de fenda.
Fique ligado em alguns setores, quem sabe você se empolga a tentar:
*Indústria Gráfica: Algumas indústrias exigem curso superior em química e experiência técnica em gráfica.
*Indústria Têxtil.
*Indústria Alimentícia.
*Indústria de Cerâmicas.
*Indústria de Bebidas.
*Indústria de Calçados.
*Indústria de Cosméticos.
*Indústria de Embalagens.
*Indústria de Máquinas e Equipamentos.
*Indústria de Materiais Plásticos.
*Indústria de Papel e Celulose: Exige também biólogos que estudam o que a exploração de determinada espécie de planta causa.
*Indústria Metalúrgica: Formação superior na área metalúrgica.
*Indústria Química: Formação superior em química.
*Indústria Tecnológica: Formação superior em robótica, computação.
Nem é preciso dizer que essas indústrias também contratam pessoas formadas em comércio de exterior, para importações e, para isso é preciso que o inglês seja fluente.
A área da indústria química é bem interessante, pois é nela que a maioria dos medicamentos são produzidos. Deve ser muito gratificante saber que o que você produziu beneficiará milhares, senão milhões de pessoas.
Nossa vida profissional não será na indústria, pois queremos ser professora de português e bióloga.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

A Diversidade de Cursos e Instituições

Há vários cursos e instituições de ensino. No mercado de trabalho, quem faz faculdade em universidades públicas é beneficiado com relação a quem faz em universidades particulares. Pelo fato de ser mais difícil entrar em uma universidade pública do que em uma particular.

Decidir que faculdade fazer é difícil, pois a variedade de cursos é enorme. Para ficar mais fácil pense no que você gosta de fazer, o que você gosta de estudar. Aqui estão mais algumas profissões:

*Contador: "Os contadores, também conhecidos como contabilistas, fazem os registros contábeis das empresas, cuidam da documentação, abertura e fechamento de empresas, prestam assessoria, fazem declarações de impostos de renda de pessoas físicas e jurídicas, escriturações, demonstrações contábeis, análises de balanços, etc."


*Dentista: "O dentista é o responsável pela prestação de serviços odontológicos. Este profissional faz resturações, combate doenças da boca e gengiva, realiza cirurgias para remoção de dentes, executa limpeza e clareamento dos dentes e atua na orientação higiene bucal."
*Economista: "O economista faz previsões econômicas para empresas, participa da elaboração de planejamentos, cuida dos cálculos econômicos (custos, rentabilidade, consumo, gastos,etc.), planeja aplicações financeiras e elabora perspectivas macro e micro-econômicas."

*Engenheiro civil: "Atua na elaboração e acompanhamento de todas as etapas de projetos de construção de prédios (comerciais e residenciais), estradas, pontes, viadutos, obras fluviais e outros tipos de construção."





*Engenheiro mecânico: "Atua no planejamento e acompanhamento de projetos que envolvam a produção de equipamentos mecânicos (motores, máquinas, veículos, peças para equipamentos)."

*Farmacêutico: "Atua na elaboração de medicamentos, testes com remédios e a ação destes no organismo dos seres humanos. Trabalha também na elaboração de produtos de beleza, cosméticos, vitaminas e higiene pessoal."


*Gestor ambiental: "O campo do gestor ambiental é bem amplo. Atua na elaboração e aplicação de projetos de sustentabilidade em empresas privadas e públicas. Assessora e implanta projetos de proteção ambiental e de certificação ambiental (ISO 14000) nas empresas. Analisa e desenvolve estudos e relatórios de impactos ambientais para empresas."


*Médico: "Busca tratar e curar as doenças das pessoas enfermas, indicando tratamento a base de remédios, procedimentos cirúrgicos ou mudança de hábitos alimentares."

*Psicólogo: "O psicólogo atua no estudo da mente humana, identificando os problemas relacionados ao comportamento. Dessa forma, visa resolver estes problemas para que o paciente possa ter uma vida melhor (qualidade nos relacionamentos familiares e sociais em geral)."








Fonte: www.suapesquisa.com/profissoes/